Turismo rural: passeios para colher lichia em Itu atraem milhares de visitantes

O contato direto com a natureza e a chance de saborear deliciosas lichias direto no pé, à vontade, têm atraído milhares de visitantes ao Parque Maeda, em Itu. Desde que os passeios à plantação foram abertos, no começo de dezembro, o local tem recebido turistas de diversas regiões do estado de São Paulo e da capital.

Turismo rural: passeios para colher lichia em Itu atraem milhares de visitantes

São mais de 900 pés da fruta distribuídos em uma área de 75 mil metros quadrados. Os pés ainda estão carregados e a estimativa para este ano é que a produção seja de 25 toneladas. O público pode colher as lichias direto do pé e saboreá-las à vontade, ao preço de R$ 20, que inclui o passeio de trenzinho até a plantação. É possível, ainda, levá-las para casa ao preço de R$ 10,00 o quilo. As visitas seguem até a primeira quinzena de fevereiro.

O passeio começou em 2008 e, desde então, tem recebido visitantes de diversas regiões do estado e de grandes centros urbanos, onde a oportunidade de colher fruta direto do pé é quase inexistente. Daí o interesse cada vez maior pela atração do Parque Maeda – de dezembro até a primeira semana de janeiro, já passaram pela plantação mais de 3 mil pessoas.   

A lichia é muito comum na China e no sudeste da Ásia e, pelo seu alto potencial antioxidante, atua na prevenção de doenças cardiovasculares, inflamações, câncer, hipertensão, diabetes. Além disso, exerce ação antienvelhecimento precoce.

Turismo rural: passeios para colher lichia em Itu atraem milhares de visitantes

Sobre o Maeda

Localizado em Itu, a 75 km de São Paulo, o Parque Maeda oferece atrações para todas as idades – incluindo muitas opções para as crianças em férias escolares. O local é famoso não só pelas opções de lazer, mas pelos fortes traços da cultura oriental que vão desde as belas flores do jardim japonês até os pratos típicos servidos no restaurante, como sushis e sashimis.

Entre as opções para curtir com as crianças estão as piscinas com toboágua, teleférico, pedalinho, quadriciclo e circuito de arvorismo. Para conhecer os principais pontos do Parque Maeda, você pode se divertir com o passeio de trenzinho ou se aventurar nos teleféricos de 460 e 600 metros de extensão. Um dos passeios leva os visitantes até a árvore gigante, uma árvore centenária com vários mirantes construídos sobre a copa - o mais alto chega a 22 metros de altura.

Turismo rural: passeios para colher lichia em Itu atraem milhares de visitantes

Aos finais de semana e feriados, todas as atividades do parque são abertas e os visitantes têm a opção de adquirir o passaporte promocional, um day use que permite usufruir de diversas atividades, incluindo o almoço. Há passeios de carruagem, a cavalo – incluindo cavalgada - e   voo de helicóptero por todo o perímetro do parque ou pela área do parque mais a cidade de Itu. A vista panorâmica é incrível e atrai muita gente.

As atividades de lazer têm início às 9h e seguem até as 17h. O horário individual das atrações está disponível no site: www.parquemaeda.com.br.

Turismo rural: passeios para colher lichia em Itu atraem milhares de visitantes

Pesca esportiva

Um dos motivos que levam pessoas de todo o Estado de São Paulo a visitarem o Parque Maeda é a pesca esportiva. O local é referência entre os amantes da pesca, que chegam a encontrar peixes de até 20 quilos nos tanques. No pesqueiro estão disponíveis a pesca diurna e noturna, das 7h às 23h30.  Além do Pesqueiro, o Parque disponibiliza também o Tancão e o Tanque de Engorda para pesca diurna.


Serviço

O Parque Maeda está localizado em Itu, a 75 km de São Paulo. Informações aos visitantes pelo número (11) 2118-6200. Reservas para a pousada podem ser feitas pelo e-mail: pousada@parquemaeda.com.br ou pelo telefone (11) 2118-6262.

Pé na Estrada