Turismo religioso no Brasil

Confira os destinos mais buscados por peregrinos e fiéis e aproveite ainda para fazer turismo pelo Brasil

O turismo religioso é um dos formatos mais antigos da atividade, seja por lazer, fé ou conhecimento este mercado movimenta cerca de R$15 bilhões por ano no Brasil e é considerado turismo cultural pelo Ministério do Turismo. O fato é que a motivação religiosa é um importante impulso para levar as pessoas ao lazer, consequentemente. As cidades que se apropriam deste tipo de mercado acabam se desenvolvendo e sustentando em cima dos eventos, festas e datas religiosas. Dos hotéis, lojas, infraestrutura, tudo é pensado para receber milhares de fiéis, às vezes de uma vez só.  

Como é o caso de Aparecida do Norte, a cidade Aparecida abriga a Catedral-Basílica de Aparecida do Norte. Um dos pontos mais importantes do turismo religioso do país, tem capacidade para receber 75 mil fiéis, sendo o terceiro maior templo católico do mundo. Localizada no estado de São Paulo, mais precisamente no Vale do Paraíba, o local é uma homenagem à padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, a Basílica Nova foi inaugurada em 1955 e sagrada pelo Papa João Paulo II, em 1980. 

Todo o calendário cristão costuma lotar a cidade que já é cheia normalmente o ano todo. Os turistas podem se apoiar nos serviços oferecidos pela Basílica, desde ambulatórios, salão para refeições, berçário, guias turísticos, além dos cerimoniais comuns à religião católica, como sala de batismo, capela de penitência, sala de promessas e confessionário. Uma opção muito vista por lá são os piqueniques, existem praças e campos abertos próximos à Basílica que comportam ar fresco e menos multidão. Museus de exposição, barracas e feirinhas de artigos religiosos e comida também ficam aos arredores da igreja constantemente. Para quem for de outras regiões, é possível aproveitar a viagem para conhecer mais de uma cidade, Aparecida fica próxima a São Paulo, a dica é se hospedar na capital e ir passear um dia em Aparecida. 

Juazeiro do Norte

O Vale do Cariri, no Ceará, guarda a famosa e popular imagem de Padre Cícero, conhecido como “padim ciço”. A cidade é Juazeiro do Norte que se tornou um dos maiores centros religiosos do Brasil, o milagre aconteceu em 1889 quando o Padre Cícero viu uma hóstia se transformar em sangue enquanto dava para a beata Maria Magdalena do Espírito Santo. Daí em diante diversos outros fiéis testemunharam o mesmo fato se repetindo, foi quando as peregrinações começaram em Juazeiro, as romarias ocorrem no dia 30 de outubro e em novembro, dia de finados. Pessoas do país inteiro se reúnem nos principais pontos turísticos como Igreja Matriz Nossa Senhora das Dores, a Igreja de São Francisco e a Capela de Perpétuo Socorro, essa construída pelo próprio Padre Cícero e guarda seu túmulo no piso do altar-mor. 

E que católico nunca ouviu falar da cidade de Trindade, em Goiás, considerada a Capital da Fé do coração do Brasil, ela é sede do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, a única no mundo dedicada a homenagear o Divino Pai Eterno. A cidade oferece diversas opções de roteiros turísticos, a Via Sacra de Trindade distribui 14 estações ao longo da Avenida Constantino Xavier, representando, em tamanho natural, a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. A cidade também abriga a Igreja do Santíssimo Redentor, conhecida como Igreja Padre Pelágio, lugar onde se encontram os restos mortais do missionário redentorista muito importante para a história da cidade. 

Circular por Trindade requer disposição, mas a oferta de infraestrutura é compatível com a quantidade de turistas que visitam a cidade. Não deixem de conhecer a Gruta Nossa Senhora de Lourdes, lugar de orações e promessas, além de ser uma grande área de lazer. Dos pontos turísticos ainda encontramos a Vila São Cottolengo, o Carmelo, onde moram as Irmãs Carmelitas, o Córrego Barro Preto, dentre muitos outros. Vale a pena ir com a família ou grupo de excursão.

Luiza Souza

Pé na Estrada