Praias paradisíacas na América Latina

Litorais banhados pelos oceanos Atlântico, Pacífico e o Caribe

O continente americano conta com uma variedade de praias, com litorais banhados pelos oceanos Atlântico, Pacífico e o Caribe. O Brasil é um dos campeões quando o assunto é praia paradisíaca, mas o Chile, o México, o Peru, o Uruguai e a Venezuela também possuem destinos irrecusáveis.

Confira nossas dicas e separe a roupa de banho e o protetor solar.

Brasil

Baía do Sancho / Fernando de Noronha (Pernambuco)

Sua areia é clara e fina e as águas indicadas para a prática do mergulho. O acesso pode ser realizado por terra, via mirante, através da fenda entre as rochas, ou pelo mar em barco que parte da Praia do Porto e conta com a companhia de golfinhos que acompanham o trajeto.

As visitas são controladas entre os meses de janeiro e junho, das 18h às 6h, devido a desova das tartarugas marinhas.

Praia do Forno / Arraial do Cabo (Rio de Janeiro)

Das praias da região é a que tem a temperatura mais agradável e menos fria. O acesso pode ser realizado por meio de trilha ou barco. Há diversos quiosques com bons petiscos e refrescantes bebidas.

Galés / Maragogi (Alagoas)

A variedade da fauna e da flora local impressionam. Perfeita para mergulho e contemplação. das diversas espécies de seres marinhos, o passeio é feito em dias e horários de acordo com a tábua de marés e duram em torno de duas horas. Cobra-se taxa por pessoa.


Chile

Anakena Beach / Ilha de Páscoa

É a praia que mais faz sucesso na ilha, com grandes trechos de areia clara, diversos coqueiros e algumas barracas. Anakena ainda abriga o Ahu Nau Nau, com cinco dos famosos moai em pé.


México

Tulum / Península de Yucatán

Está a cerca de 145 quilômetros de Cancun e é possível alugar um carro ou pegar um transfer para a região. As cores são fortes: areia branca, mar super azul e coqueiros e floresta verdinhas. A noite é badalada, tanto nos bares à beira da praia quando na cidade de Tulum.


Peru

Mancora / Piura

Excelente destino para a prática do surf. A praia é influenciada por duas correntes de oceano: a fria de Humboldt e a morna do El Niño. O verão ocorre entre os meses de dezembro e abril e são muito quentes, com chuvas durante a noite e a temperaturas em torno de 38 °C.

Há hotéis, hostels e restaurantes em Mancora para todos os bolsos e gostos.


Uruguai

Playa Sur / Cabo Polônio

Perfeita para quem está em busca de tranquilidade. Com areia branquinha e mar claro, a Playa Sur é considerada uma das mais belas do litoral sul uruguaio e também costuma atrair surfistas.


Venezuela

Los Roques

Considerado um paraíso no mar do Caribe, fica localizado a 170 km de Caracas, capital do país. É um arquipélago com 47 ilhas pequenas e 250 bancos de areia cercados de águas cristalinas e recifes de corais.

Para chegar a Los Roques é necessário um avião do tipo teco-teco que parte diariamente da capital e leva em torno de 35 minutos. Os valores a serem pagos incluem pagamento da passagem, taxa de embarque, além de tarifas de preservação no desembarque em Gran Roque, principal ilha e ponto de partida. A taxa é obrigatória por ser um patrimônio preservado pela UNESCO e por ser o maior parque marinho da América Latina.

As praias de destaque são Cayo d’Água – eleita a mais bonita do mundo pela National Geographic – e Cayo Carenero.

Praia de Los Roques

Tarcila Zonaro


Pé na Estrada