Guia para a mala de viagem

Confira dicas para economizar espaço

Férias agendadas, pagas e o grande momento chegou: arrumar as malas, o que para muitos se torna tenso. Principalmente, se você vai viajar para o exterior e por mais de 15 dias, então, definitivamente, você precisará planejar a sua bagagem minuciosamente para não perder espaço com itens supérfluos. Lembre-se que você quer se divertir e conhecer novos lugares e culturas e não fazer um desfile de moda. Sendo assim, confira dicas importantes na hora de organizar a sua bagagem.

Planeje: procure informações sobre o clima da viagem de destino para saber que tipo de roupas você precisará levar. Lembre de provar as peças para saber se estão servindo adequadamente e se combinam com os demais acessórios e roupas. 

Organize as peças: uma dica é a utilização de saquinhos para separar as peças na mala. Agrupe por categorias, como peças íntimas, meias, acessórios, bijus, roupas de praia e piscina. Os sapatos também devem ser acondicionados em sacos individuais, evitando que a sujeira das solas fiquem nas demais peças.

esteira de malas, aeroporto

Organize sua bagagem

Roupas limpas protegidas da sujas: caso não tenha condições de lavar as roupas durante a viagem, é importante também levar saquinhos extras para acondicionar as peças usadas. Porém, roupas de banho terão, obrigatoriamente, que ser lavadas nem que seja no chuveiro.

Itens obrigatórios: em uma nécessaire, coloque produtos, como bloqueador solar, protetor labial, creme de cabelo com filtro solar, água termal para acalmar e hidratar a pele e gel pós-sol e, no caso das mulheres, maquiagem para dia e noite e absorventes.

Roupas de banho (praia e piscina): sol, cloro e sal continuam agindo na peça após o uso. Portanto, elas devem ser lavadas e secas em temperatura ambiente. Deixá-las úmidas ou guardadas molhadas em sacos plásticos farão com que durem menos tempo e ainda causem problemas de saúde. Lave-as com água fria ou morna, com sabão neutro e deixe-as secar naturalmente.

Não leve seu guarda-roupa: a cada duas peças de cima, como blusa, top, camisa, regata, blazer, cardigã, leve uma parte de baixo, ou seja, calça, bermuda, shorts, saia e vestido.

Identificação e segurança: é importante colocar tag nas suas malas, pois assim ficará mais fácil identificá-las em caso de bagagens muito parecidas. Outra dica é usar cadeados para não ter surpresas desagradáveis no aeroporto, rodoviária ou mesmo no hotel. Opte por aqueles de senha numérica, assim você não precisará carregar chaves a tira colo.

Tarcila Zonaro

Pé na Estrada