Fuja do comum! Turismo para mudar a perspectiva

Lugares inusitados para visitar e se encantar com novas emoções

Se você é o tipo de adulto que gosta de viajar e está disposto a procurar novas aventuras, permita-se desbravar o desconhecido. Existem opções de destinos que além de proporcionar aquela sensação de prazer, ainda oferecem conteúdo histórico, gastronômico e até mesmo lúdico, como é o caso de Ushuaia, lendariamente conhecida como “fim do mundo”. 

A cidade, localizada na Argentina, teve seu início com a construção de um presídio, hoje em dia, com pouco mais de 50mil habitantes, oferece infraestrutura para o turista desfrutar de sua paisagem deslumbrante. Uma visita guiada ao Museu Marítimo (antiga prisão) conta toda a história da pequena cidade, assim como durante o passeio no Trem do Fim do Mundo com destino ao encantador Parque Nacional Tierra del Fuego. Neste parque, caminhadas para comtemplar a paisagem levam cerca de um dia. Para ouvir mais histórias visite os museus Fim do Mundo, Yámana e a Galeria Temática Pequena História Fueguina.

Montanhas sobre o Ushuaia na Argentina - foto: Maciej Bledowski/ShutterStock.com

Imperdível no turismo da cidade é subir o Glacial Martial de teleférico, ou para quem tiver em forma, caminhando. No topo da montanha é possível avistar o Canal Beagle, Ushuaia e a Cordilheira do Andes, ainda que esteja no verão, a neve é predominante no cume, a paisagem é sem igual. Outra dica é caminhar pela orla no Canal Beagle com vista para a Cordilheira dos Andes, o passeio pelo Canal Beagle com passagem pela Ilha dos Lobos e o Farol Les Eclaireus são imperdíveis. Dentre outras opções de roteiros pela natureza na capital da Província da Terra do Fogo, também existem possibilidades de compras, restaurantes típicos e internacionais, além de hotéis aconchegantes com vista para a neve e as montanhas. 

Um pouco mais distante do Brasil, do outro lado do Atlântico, fica um dos destinos que mais emocionam seus visitantes, principalmente àquele que vão para realizar um sonho, o balonismo na Capadócia. A Turquia é um país riquíssimo em história e belezas arquitetônicas. Os passeios de balão na Capadócia tiveram início nos anos 1990, hoje são aproximadamente 25 empresas que realizam os voos e a maioria fica em torno de Goreme, que também é o principal ponto de partida dos balões. Algumas empresas, como a Sultan Balloons dispõem de pilotos que falam português, é uma vantagem valiosa. As reservas dos voos podem ser feitas por e-mail para facilitar o planejamento da viagem. Estando na Turquia vale a pena visitar Istambul e Bodrum, conhecer o mar Egeu. 

Experiências típicas e recepção calorosa, com uma visual inesquecível e relação direta com a natureza, é o que o turista encontra ao chegar em Phuket, na Tailândia. Phuket é uma província formada por 32 ilhas e a maior ilha do país, a ilha de Phuket. Além das praias maravilhosas de águas cristalinas, é possível realizar esportes aquáticos ou descansar numa rede na beira do mar. Os bangalôs e resorts vão dos simples aos mais sofisticados do mundo, existem diversas trilhas e cachoeiras, além do imperdível pôr-do-sol na praia de Patong Beach. O mercado de peixes atrai milhares de turistas, os mais famosos são o de Patong, e o maior e mais popular, o Old Phuket Town. Existem também opções de passeios além do mar, como os museus e templos budistas. É um destino para todos os públicos, desde quem procura aventura e emoções, até o sossego e paz. A meditação nas pedras de suas praias e ilhas são procuradas para pratica de meditação.

Luiza Souza

Pé na Estrada