Cruzeiros: Subam a bordo deste sonho

Hotel e resort cinco estrelas, com tudo incluso e o oceano até aonde a vista alcança, viajar em um cruzeiro é mesmo uma experiência única.

Muitos sonham em viajar a bordo daqueles navios gigantescos, com piscinas, saunas, bares, restaurantes de alta gastronomia, bailes, sol e uma vista de tirar o fôlego. Outras pessoas, não fazem nem ideia do universo inteiro que existe dentro dos cruzeiros, e não é para menos, o conceito de colocar absolutamente todos os serviços de um resort dentro de um barco pode parecer fantasiosa ou exagerada, mas o fato é que aquelas máquinas flutuantes de aço são sim capazes de carregar uma estrutura completa e requintada de um continente ao outro, ou mesmo de uma cidade a outra. 

As opções de trajeto são abundantes, assim como o tempo da viajem e os tipos de navios. De acordo com pesquisas, os tipos de cruzeiros preferidos dos turistas são os com capacidade de até 1000 passageiros, dos serviços inclusos depende da quantia que a pessoas estiver disposta a desembolsar, para quem quiser champagne francesa, chocolates Godiva à vontade e caviar, já inclusos no pacote, existem uma opção bastante luxuosa e procurada pelo equivalente a R$ 50 mil. Este cruzeiro magnífico da empresa Silversea sai de Barbados, passa pelo Caribe e após 17 dias atraca no Brasil, passando pelas cidades de Macapá, Parintins, Manaus e Rio de Janeiro. Neste navio pomposo quem assina o restaurante francês é a grife da gastronomia, Relais & Châteaux. No pacote a única coisa que não está inclusa, são as passagens aéreas até Barbados, porém todo o mais, do champagne ao chocolate, o turista apenas desfruta à vontade. 

Dentre os avaliados como melhores roteiros de cruzeiros, está o navio com capacidade para 112 pessoas da SeaDream. A proposta é para que o turista tenha a sensação de estar viajando em um iate e não em um navio, por isso justifica-se o pouco número de passageiros e os serviços personalizados e exclusivos para cada turista a bordo. Além do barco conter todo o luxo, serviços e comodidades de uma grande embarcação, a infraestrutura oferecida como diferencial proporciona a sensação de intimidade, aconchego, sossego e mais privacidade aos passageiros. Este passeio leva a pessoa por lugares que os navios de grande porte não levam, com passagem pelos pequenos portos do Mediterrâneo, Ilhas Gregas, Caribe e Bahamas, aqui os preços e os dias variam por pacote, a partir de 8 dias por US$5 mil. 

Mas se a intenção é passar o fim de ano, férias curtas ou carnaval fora da terra firme, existem muitas opções de cruzeiros pelo Brasil, com saída de vários estados. De acordo com a CLIA Abremar Brasil (Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos), cerca de 55% dos roteiros marítimos no Brasil são de curta jornada, entre 3 e 5 dias. A maioria começa em Santos ou Rio de Janeiro e aportarão nos portos do Sudeste, como Ubatuba, Ilhabela, Búzios, Cabo Frio e Angra dos Reis. Este tipo de viagem é bastante procurada pelo turista brasileiro e também pelos estrangeiros que desejam passear pelo país. No final de 2014 até maio de 2015, última temporada de cruzeiros contabilizadas pelos órgãos responsáveis, os roteiros de curta duração chegaram a 47,28% do total dos itinerários. 

Em dezembro de 2015 o navio MSC Splendida, o maior da categoria, com capacidade para mais de 4 mil hóspedes, chegará pela primeira vez ao Brasil. O transatlântico, de mais de 300 m de comprimento, comporta quatro piscinas, academia de ginástica, quadra de squash, bares, cassino, teatro, simulador de Fórmula 1, danceterias e restaurantes de gastronomias variadas. Os roteiros do Splendida incluirão saídas do porto de Santos, em São Paulo e trajetos pelo Sudeste e Nordeste, como Rio de Janeiro e Bahia.

Luiza Souza

navio de cruzeiro de luxo

Pé na Estrada