Arquipélago da Madeira

O Arquipélago da Madeira, território português situado em meio ao Oceano Atlântico, encanta os turistas com atrações e atividades diversas. Em um momento em que as pessoas começam a pensar em turismo novamente e a definir para onde podem viajar, a Madeira desponta como uma excelente opção, não apenas pela maneira exemplar que lidou com a pandemia de coronavírus desde o princípio, mas também porque muito do entretenimento local é realizado ao ar livre.

Confira abaixo sete atividades ao ar livre para fazer no Arquipélago da Madeira!

Desfrutar da vista de um mirante

De origem vulcânica, a Ilha da Madeira é montanhosa, contando com diversos pontos de altitude elevada espalhados por seu território. Muitos deles garantem vistas inesquecíveis para os cenários naturais da ilha, seus vilarejos ou o mar, como o Cabo do Girão, que fica a 580 metros de altitude e ainda conta com uma eletrizante plataforma de vidro, chamada skywalk, sobre um paredão de pedra.

Foto por Francisco Correia

Caminhar pelas levadas

Por toda a ilha, você verá antigos canais de irrigação conhecidos como levadas. Eles começaram a ser construídos pelos colonizadores do destino há mais de quatro séculos, com o intuito de levar água de norte a sul. Mas o que eles fizeram, além de melhorar o abastecimento de água, foi criar uma série de caminhos belíssimos em meio à vegetação nativa, onde se pode relaxar, entrar em contato com a natureza e fazer longas e agradáveis caminhadas.

Foto por André Carvalho

Passear de barco para ver golfinhos e baleias

A região atlântica em que este destino é situado é lar de diversas espécies de golfinhos e baleias. Em agradáveis passeios de barco ou até de canoa, os turistas podem ver esses graciosos animais em seu habitat natural, fazendo brincadeiras e saltando para fora da água! 

Foto por VisitMadeira

Conhecer plantas e flores exóticas

A Madeira tem uma localização privilegiada no globo terrestre, que faz com que tenha um clima de primavera o ano todo. Esta e outras condições geográficas da ilha fazem dela um lugar excelente para o cultivo de diversas plantas – mesmo aquelas vindas de lugares distantes. Por isso, há inúmeros jardins repletos de flores e plantas diferentes e coloridas, além de frutas exóticas, como o maracujá roxo.

Foto por André Carvalho

Subir os mais altos picos da Madeira

Como mencionado acima, o território madeirense é montanhoso. E os viajantes podem subir as montanhas madeirenses, caminhando por trilhas demarcadas e deslumbrantes. Uma das opções mais populares é o Pico do Areeiro, no interior de ilha, que fica a 1.818 metros de altitude. É o segundo pico mais alto da Madeira e, em alguns dias, quem está no topo tem a sensação de estar no céu, já que consegue ver inúmeras nuvens de cima.

Foto por André Carvalho

Praticar canyoning pelas ribeiras

Por suas características geológicas, com áreas de montanha, rochas, quedas d’água e lagoas, a Ilha da Madeira possui as melhores condições para a prática deste esporte, que explora cursos d’águas e ribeiras utilizando técnicas de montanhismo, natação e escalada. Há percursos para diferentes graus de dificuldade, todos rodeados pela beleza natural única do destino.

Foto por André Carvalho

Curtir as praias de Porto Santo

O arquipélago da Madeira conta com outra ilha habitada: Porto Santo, que também esbanja cenários naturais de tirar o fôlego. Lá há uma faixa de nove quilômetros ininterruptos de areia dourada banhada pelo mar, ou seja: praias e mais praias incríveis, com mar azul-turquesa, para curtir dias de sol e calor.

Foto por André Carvalho

Sobre o Arquipélago da Madeira

Considerado o melhor destino insular do mundo, o Arquipélago da Madeira é um pequeno paraíso português situado em meio à imensidão do Oceano Atlântico. De origem vulcânica, sua localização privilegiada proporciona clima ameno e mar com temperatura agradável o ano inteiro, além de impressionantes cenários de montanhas, vales e penhascos, todos cobertos pela exuberante vegetação Laurissilva, nomeada Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco. O arquipélago é formado por um conjunto de ilhas, sendo as principais e únicas habitadas Madeira e Porto Santo. Há excelentes opções em balneários, monumentos históricos e ótimos hotéis e restaurantes, onde se pode provar a deliciosa gastronomia e os premiados vinhos madeirenses.

Pé na Estrada