A selva chilena

Conheça as trilhas de Huilo Huilo

Instalada em uma área a 860 km ao sul de Santiago e com mais de 100 mil hectares, a Reserva Biológica Huilo Huilo abrange diversos ecossistemas, com diversidade de espécies nativas tanto animais quanto vegetais, com cerca de 95 espécies de aves, 12 tipos de mamíferos e 328 espécies de flores. Lá, é possível praticar vários esportes de aventura, como trekking, mountain bike, rafting e tirolesa, além de cavalgada, pesca e passeio de caiaque. São sete opções apenas para o trekking, com diferentes graus de dificuldade e ideais para conhecer os rios, a fauna, a flora, as cachoeiras e até as formações vulcânicas da região. Confira: 

Salto Huilo Huilo e Salto El Puma

O Salto Huilo Huilo dá acesso aos inúmeros mirantes, que oferecem vistas para cachoeiras e a flora local. A trilha acompanha o curso do rio Fuy e passa pelo Salto Huilo Huilo, uma cachoeira com 40 metros de altura. Mais à frente está o Salto El Puma, com aproximadamente 30 metros de altura, com vista do rio e exuberante vegetação.

Salto El Puma

 Huilo Huilo Noturno

O passeio noturno para desbravar a trilha para a cachoeira Huilo Huilo deve ser realizado com cuidado, de acordo com as instruções dos guias locais, como andar sempre em fila, observar os buracos no chão e caminhar com cuidado, pois a descida até a cachoeira é íngreme. A escuridão é total e cada pessoa recebe uma tocha de parafina e uma capa de chuva impermeável. A cachoeira é iluminada por um refletor.

Huilo Huilo Noturno

 Salto La Leona

Trilha para mais uma cachoeira de águas cristalinas do rio Fuy. Pelo caminho é possível apreciar a grande diversidade de flora e fauna da floresta temperada.

Salto La Leona

 Sendero de Los Espitirus

Uma das mais místicas, a trilha leva a lugares que foram refúgio de povos antigos que habitavam essa região e que se deslocavam constantemente pela Cordilheira dos Andes, entre Chile e Argentina. O caminho é feito sobre passarelas de madeira, para evitar que se danifique o bosque que há no lugar, e oferece diversos mirantes para o rio Fuy. 

Trilha Truful

Essa trilha percorre parte da ribeira do rio Truful, que nasce dos degelos do vulcão Mocho Choshuenco. No passeio, que passa por uma caverna e por estruturas de origem vulcânica, é possível conhecer grande quantidade de espécies arbóreas típicas do bosque nativo e a cachoeira Truful, vista do mirante. 

Sendero Botânico

Lá se aprende sobre quase todas as espécies de flora da área, como samambaias, musgos e fungos. Essa trilha permite a identificação de espécies muito antigas, que sobreviveram ao tempo. 

Los Planchados – Laguna de los patos

A trilha começa no Los Planchados, onde foi a margem de um antigo lago no Pampa Pilmaiquén. Consiste em uma escalada até a parte mais alta, que leva o visitante a conhecer as altitudes do Pampa. Possui ecossistema único por sua extensão e altitude, onde é possível apreciar a Reserva Huilo Huilo, o vulcão Mocho e o bosque de ñirres – tipo de arbusto da região. O passeio acaba na chegada ao pântano, onde vivem diversas espécies de aves, na Laguna de los patos. 

Huilo Huilo conta com inúmeros tipos de alojamentos, desde campings e chalés até hotéis de luxo. Os grandes destaques são o Montaña Mágica, hotel que imita o formato de um vulcão; o Nothofagus, construído em volta de uma árvore; e o Reino Fungi, que parece um cogumelo.

Hotel Montaña Mágica

Dentro da Reserva há também a Cervejaria Petermann, onde é possível conhecer o processo cervejeiro e provar os quatro sabores produzidos no local.

Tarcila Zonaro

Pé na Estrada